Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de setembro de 2012

A PRIMAVERA DA LAGARTA - PLANO DE AULA

Com a chegada da primavera nada melhor do que trabalhar a excelente história de Ruth Rocha. Plano de aula adaptável do 1º ao 5º ano.

Leia Mais...


1. Questionar as crianças o que elas sabem sobre a lagarta.

2. Anotar os apontamentos em papel bobina.

3. Ler ou colocar a história "A Primavera da Lagarta" de Ruth Rocha.

4. Como interpretação de texto (L. Portuguesa), questionar: Por que os animais estavam indignados? O que a lagarta fez? Você acha correto a atitude dos animais? E da lagarta?

5. Levar as crianças a perceber a necessidade da lagarta em se alimentar. Comparar com os apontamentos realizados anteriormente.

6. Questionar sobre o que aconteceu com a lagarta na história. Solicitar que desenhem. Neste momento não interfira nas hipóteses.

7. Em Ciências apresentar o desenho abaixo e comparar com o realizado por eles.



8. Trabalhar a metamorfose da borboleta. (Disponível para download)

9. Voltar para L. Portuguesa: solicitar que circulem no texto o sinal utilizado para destacar as falas dos personagens. Propor que reescrevam uma fala do texto.

10. Solicitar que reescreva a frase: "É preciso ter paciência com as lagartas se quisermos conhecer as borboletas." Propor que respondam qual o significado dessa frase?

11. A partir desta frase ou de outra você pode escolher a regra ortográfica que quer trabalhar: ss/s/c, rr/r, m/n/ão... Proponha exercícios de reflexão, para que as crianças percebam quando usar ou não.

2 COMENTE AQUI!!!:

Unknown disse...

Já gostei! Que bom que você voltou. Bjs para vc e para o bebê.

Josandra Rupf disse...

"Nenhum caminho é íngreme quando se tem esperança.
Nenhum ideal é inatingível quando se tem coragem.
Nenhuma luta é insana quando se sabe onde chegar."

Aos Diretores, Coordenadores, Secretários, funcionários, trabalhadores da Educação, minhas homenagens pelo nosso dia. A tarefa de cada um de nós é fazer o trabalho de formiguinha, com força, vontade, energia e com alegria, para que o trabalho do professor em sala de aula aconteça com harmonia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br